sábado, 21 de maio de 2011

Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão Central fala todas as linguagens

Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão Central fala todas as linguagensPróxima parada será no Sertão Central, de 23 a 29 de maio, tendo Belmonte e Salgueiro como cidades centrais, e as demais com extensa programação de shows, oficinas, exposições, mostras, etc

Michelle de Assumpção e Priscila Buhr/Fundarpe

Tradicional Cavalhada, em Belmonte

Ocupar as cidades de cada região do estado com uma programação cultural que contemple todas as linguagens artísticas é o objetivo central do Pernambuco Nação Cultural. O festival funciona como uma caravana, que vai passando e deixando marcas no fazer cultural de cada localidade, ao mesmo tempo em que também promove a troca de saberes, constrói vitrines para que cada artista apresente sua produção, desenvolva suas ideias, articule seus fazeres e fortaleça sua criação. O projeto é uma continuidade do que foi implantado na primeira gestão do governador Eduardo Campos, sendo agora amplificado para ter uma atuação ainda mais descentralizada e próxima dos artistas dos municípios distantes.

No Sertão Central, por exemplo, onde o Nação Cultural se fará presente de 23 a 29 de maio, a cidade de São José de Belmonte sempre foi o ponto central do evento. O FPNC do Sertão Central cresceu em torno da famosa Cavalgada à Pedra do Reino, que será realizada no domingo, 29 de maio, último dia do festival. Belmonte, portanto, continua sendo cidade polo, mas divide atenções com Salgueiro, que sediará o primeiro encontro de bandas de garagem do Sertão. As duas serão cidades centrais e concentrarão a maior parte da programação, mas a nova marca do FPNC, criada pela Secretaria de Cultura do Estado e Fundarpe, está na descentralização.

Além das cidades já citadas, as ações culturais, seja de entretenimento ou formação, passarão também pelos municípios de Cedro, Verdejante, Parnamirim, Terra Nova e Mirandiba. A ideia é que pessoas de cada município não precisem se deslocar até outro para assistir aos espetáculos ou participar das oficinas. É também para que os artistas desses lugares possam apresentar suas criações em seus lugares de origem.

SHOWS - Os shows maiores acontecem no Palco Pernambuco Nação Cultural, na Praça da Saudade, em Belmonte, na quinta (26), sexta (27) e sábado (28), sempre a partir das 21h. O primeiro dia é dedicado ao forró pé de serra e suas variações mais urbanas, com Donizete Batista (Parnamirim), Josildo Sá (Tacaratu) e Maciel Melo (Recife). Na sexta, temática romântica seresteira com Tarcys Andrade (Recife), Leonardo Sullivan (Recife) e Adílson Ramos (Recife). No sábado, o forró volta a tomar conta de Belmonte, com shows do Coral de Aboio (Serrita), Irah Caldeira (Recife), Flávio José (Ceará) e Os Três do Cariri (Salgueiro).

No domingo, ainda tem música em Belmonte, mas desta vez é no palco montado na Pedra do Reino, na Serra do Catolé, a 30km do centro de Belmonte, onde só é possível chegar a cavalo, através de trilhas de motociclistas ou carros off-roads. Os shows começam a partir das 8hs, com Cláudio Rios (Alagoas), Antônio Neto Aboiador (Alagoas), Antônio Dudu e o Forrozão Reino Encantado, de Belmonte.


FILARMÔNICAS – Assim como aconteceu na primeira etapa do FPNC da Mata Norte, as Bandas Filarmônicas continuam na mira das ações de política pública da Secretaria de Cultura, que objetivam sua reestruturação e permanência das atividades. Por isso, mais um encontro de Filarmônicas está na programação do festival. Acontece no sábado, às 19hs, na Praça de Eventos de Mirandiba, com a participação das bandas Francisco Lopes de Sá Barros (Verdejante), Banda Musical José de Carvalho Campos (Mirandiba), Banda Filarmônica Maestro Pereira (Parnamirim), Banda Filarmônica Belmontense (São José do Belmonte) e Banda Filarmônica Moacir Callou (Terra Nova).


BANDAS DE GARAGEM – Nem só de manifestações da cultura popular é feita a música sertaneja. É cada vez mais evidente a carência do jovem sertanejo por tradições mais urbanas e contemporâneas. O festival reconhece a existência de uma cena roqueira forte no Sertão Central de Pernambuco e organizou, dentro da grade do FPNC, um encontro de bandas de garagem. A banda recifense Devotos é atração principal da sexta-feira (27), primeiro dia do evento, que acontecerá no Centro de Cultura, Lazer e Turismo de Salgueiro. Antes da banda do Alto José do Pinho, os salgueirenses vão ouvir o som das bandas 48 Graus (Salgueiro), Ré-Versos (Salgueiro), Polígono (Salgueiro) e Canção do Coreto (Salgueiro). No sábado, a música alternativa prossegue com Gory Scream (Salgueiro), Ressonância (Salgueiro), Irradiação Fóssil (Salgueiro), Mestre Zé (Salgueiro), Orquestra do Sertão (Arcoverde) e Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae (Petrolina).

CULTURA POPULAR – A programação do setor de Cultura Popular também se espalha pelos diversos municípios. Em Terra Nova será com apresentação do Maracatu Arte e Cultura (Parnamirim), às 19h, que fará cortejo no centro do município. Na cidade de Cedro, na quarta-feira, às 17hs, haverá encontro de Rezadeiras e Benzedeiras no salão paroquial da Igreja Matriz. Na quinta, a partir das 20hs, nas esquinas da Rua Tiradentes e Francisco Figueira, haverá encontro de sanfoneiros. Os Caretas de Verdejantes também se apresentam em Cedro, no sábado, às 19hs, com cortejo pelo centro da cidade. Um dos maiores encontros da Cultura Popular acontece em Mirandiba, com o Encontro de Quilombolas, na terça, às 14hs, no Sítio Feijão. Além das comunidades quilombolas, participam do encontro grupos de Mazurca e do povo indígena Atikum.

No município de Verdejante, a cultura popular se fortalece com um encontro de grupos de Mazurcas (talvez únicos do gênero em Pernambuco) e São Gonçalo, na quinta-feira (26), na Avenida Davi Jacinto, a partir das 19hs. No mesmo dia, a cidade recebe um espetáculo de Malhação de Judas, que será feita pelos Caretas de Verdejante, no Centro Cultural Cícero Lopes de Sá. No sábado, às 18h, pelas ruas do centro de Verdejante, haverá cortejo do grupo Timbalata (Parnamirim).

De passagem por Salgueiro, o Pernambuco Nação Cultural do Sertão Central promove um Encontro de Aboiadores, com praticantes de Serrita, e ainda de Verdejante e Parnamirim. Alguns sanfoneiros também se juntam ao grupo. Ainda em Salgueiro, o festival será representado pelo cortejo da Bicharada de Mestre Jaime, na sexta, a partir das 18hs, pelas ruas do centro.


MAIS AÇÕES - Além de música, o Festival PNC do Sertão Central contempla ações de audiovisual, com a realização da Mostra Curtas do Imaginário. O evento acontece de forma simultânea, na segunda-feira, às 19hs, em Belmonte, Salgueiro e Terra Nova. Na terça-feira, a mostra chega ao município de Parnamirim e Cedro; Na quarta, os curtas serão exibidos em Mirandiba e Serrita. Na quinta, chega a cidade de Verdejante. No setor do artesanato, os artesãos do Sertão Central poderão expor seus produtos no Caminhão do Pape (Programa de Artesanato de Pernambuco), que está acompanhando todo circuito do FPNC. A coordenadoria de fotografia da Secretaria de Cultura participa do Festival do Sertão Central com uma Mostra do III Prêmio de Fotografia do Pernambuco Nação Cultural. Confira a programação completa do Festival Pernambuco Nação Cultura do Sertão Central no site fundarpe.pe.gov.br ou no Portal nacaocultural.pe.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário